quarta-feira, 21 de maio de 2008

Mamãe querida...♫ Meu coração por ti batee...♪


Gente, eu simplesmente precisava postar algo a respeito de mamãe. Não fiz uma devida homenagem no dia das mães, mas como diz minha mãe: "Dia das mães é todos os dias!" E é sobre D. Antonia que eu falarei hoje. De uma forma muito peculiar.

Mamãe desde pequena me ensinou, de um jeito meio louco, a ser como sou hoje. Vou aqui contar pequenos relatos desde minha infância até os dias atuais [atuais mesmo], que com certeza, levarei pro resto de minha vida com muito bom-humor e alegria.

1º - Era um belo domingo, meu irmão Alexandre, meu primo Raphael e eu, estávamos brincando alegremente na praça 22 de Janeiro (hoje Praça Ipupiara) aqui em São Vicente. No mesmo local havia um trenzinho para crianças passearem pela praça, algo bem infantil pra crianças de no máximo 10 anos. Sem pestanejar falamos pra minha mãe : "Mãe,mãe, quero ir no trenzinho! Queremos ir no trenzinho!". Mamãe com toda sua sapiência retrucou: "Querem ir no trenzinho?" Todos responderam: "SIIIIMMM!"... E ela finalizou: "Então corre atrás do trenzinho que ele já tá saindo! Corre corre corre!" E não é que o trenzinho estava andando e fomos as 3 crianças felizes correndo atrás, gritando "Pára! Pára!" hahahahaha... Ele não parou! ¬¬' Claro! Mamãe não havia pagado os ingressos!
Lição:
Mamãe desde cedo nos ensinou a economizar, a fazer atividades físicas, dando um "Não" ao sedentarismo.

2º - Nas idas até a praia ou ao clube sempre fizemos caminhando. Durante a ida era uma maravilha, mas a volta era cruel. Cansados de tantas peripécias, mamãe sempre tinha um truque na manga pra poder fazermos esquecer da fome que reiniava no horário do almoço, sem que fossemos crianças chatas! Ela sempre levava na bolsa um pacote de bolachas salgadas, tipo cream craker da Panco. Ela nos dava dizendo : "Vamos comer bolacha de pizza?" Sim! E não é que a bolacha realmente tinha sabor de pizza!? Mesmo não tendo tempero algum! Íamos felizes pelo caminho interminável comendo bolachas de "pizza". Hoje esse tipo de bolacha existe, mas alguns anos atrás não.
Lição:
Mamãe nos ensinou que nós somos a nossa mente.

3º - Estava conversando com o meu cachorro Alf. E eu toda entusiasmada falando com ele, e de repente soltei uma pergunta ( que hoje não me recordo qual era). E mamãe pára de ler o seu livro, vira a cabeça em minha direção e com toda a sua sabedoria me fala: "Não importa o quanto você fale ou pergunte, ele não vai te responder!" e retoma sua leitura.
Lição:
Mamãe nos livra constantemente de ir a um manicomio. Mesmo que por vezes ela pareça ter saído de um.

4º - Mamãe tem um vozeirão e adora cantar....do seu jeito. Sempre com um repertório diversificado, ela tem um trunfo na manga para que todas as suas cantorias, sejam elas de que pátria for, seja um sucesso. Em português, italiano, espanhol, inglês... ela sempre termina os trechos da música com "to my baby". Ex.: "We are the world... We are the children... We are the ones who make a brighter day ... TO MY BABY!"
Lição:
Aqui mamãe nos dá duas lições; 1 - quem canta seus males espanta; 2 - sempre...SEMPRE... ponha "to my baby" nas canções, isso arranca boas risadas.

BORDÕES DE MAMÃE:

PSICOTAPA - Mamãe diz que a psicologia moderna não educa as crianças, só as mima. Então ela diz que esse processo é mais eficaz. Bem, estou viva até hoje! rs

HI BABY! - Há alguns anos, quando chegava em casa do trabalho, cumprimentava todos com um americano HI BABY! O que levou meu primo Raphael a apelidá-la de HI BABY, gerando uma sequência de gerações de "babies". Amigos que tenho em comum com meu primo, acabaram recebendo este último título.

É FALTA DE UM SERVICINHO! - Sempre que alguém dá algum pití na frente dela, é essa explicação que ela sempre dá! Se está doente, se está depressivo, se está com dor de cotovelo... não importa. Tudo é falta de uma louça pra lavar ou uma casa pra varrer!

NA FALTA DE OUTRO ESSE É ÓÓÓTIMO! - Olhando para um jornal de supermercado, comentou sobre um café que estava mais barato. Então lhe perguntaram : " E é bom?"... Então mamãe soltou essa! Na hora, não teve um que não riu.

ELE(A) TEM UM COMPROMISSO COM A SOCIEDADE! - Durante um namoro, estava planejando ir na praia com um amigo meu. Amigo esse que gosta de outros meninos. Ele então perguntou: "Seu namorado não vai achar ruim?" ... Mamãe então solta mais uma: "Má, fala pro Roberto não se preocupar. Fala pra ele que o Rodrigo tem um compromisso com a sociedade!" Esse termo "é da sociedade" viajou o Brasil!

MAMÃE CHEGOU, SOSSEGO ACABOU! - Delicada, mamãe canta esse belíssimo bordão sempre que chega de alguma aula ou uma viagem, dizendo que agora, com a sua presença, a casa perderá o sossego.

DÊ ADEUS A VIDA E POUSE! - Essa semana mesmo, a vi conversando com uma mosca na cozinha. E ela soltou essa para a coitada antes de morrer. E ainda ressaltou: "Pode até se despedir das suas amigas que não vão durar muito tempo! No máximo 2 semanas,então se conforme!"

Bem, posso dizer que ela é um pessoa singular. E quem a conhece acaba achando a mesma coisa! Mããe...espero que não se importe com nossas histórias postadas no blog. Aliás, acho que não se importará, já que te mostrei antes e saiu rindo recordando de tudo isso.

Abraços a todos!

PS=> perdi a maioria das fotos no meu pc, mas assim que recuperar ponho uma foto que sintetiza, com toda a certeza, tudo o que escrevi aí em cima.

3 comentários:

Ordem no Caos disse...

Mas que figura, a Tia Antônia!!! rsrs
Totalmente desnecessário dizer o quanto dela tem em você, meu Anjo.
Adorei as histórias. Como você mesma previu, eu ri bastante com elas. Deu uma vontade danada de ouvir a propria Ti contando-as. Ia ser um daqueles maravilhosos momentos onde a mãe mata a gente de vergonha...e gargalhando (ou não) a gente pede "para com isso Mãaaaae!!"
Dá pra sentir muito bem a energia que exala da relação das duas...típica boa energia de mãe e filha(o).
Quero saber mais histórias...e ver mais fotos!!!

Até lá

KnY

Betah Fernandes disse...

caraca, Mari!!! Tô rindo muito aqui!
sua mãe paresse ser uma comédia!saria tudo pra vê-la conversar com a pobre mosquinha!!rsrsrs

agora eu sei pq vc é assim!! :P

bjoks menina!

Ph disse...

Não te conheço, não faço a minima ideia de quem você é -- passei por aqui porque estou boiando na web hoje -- mas posso dizer que admirei a sabedoria irônica da sua mamãe!


HUAHUAUHAUHAUAHUAHUAH

Serio, eu ri demais.