quarta-feira, 4 de junho de 2008

Darwin estava certo?


Descendemos dos macacos? Se assim o fosse, não seriam todos os macacos, humanos hoje? E a fêmea, como desceria das árvores para poder "evoluir" ficando ereta para caçar, sem ser pega pelos predadores, e ainda assim, tendo tempo e habilidade para perpetuar a espécie na época da gestação, sem que fosse aniquilidada por outros animais?

Segundo a Teoria da Evolução que temos na escola, em um dado momento da existência do mundo, por conta de uma forte mudança climática que influenciou todo o planeta, o macaco se viu obrigado a descer das árvores e a partir daí começar a caçar, para não virar caça. A história é muito linda, muito romântica. Mas tem seus pontos falhos.

Como comentei logo acima, para que a espécie geneticamente modificada perpetuasse, seria necessário de uma fêmea igualmente evoluida. Na época da evolução o mundo passou por uma grande mudança climática, tornando-se uma grande savana. Macacos se viram no grande dilema. Ou desciam das árvores e procuravam alimentos e migravam para lugares mais favoráveis. Ou ficavam nas árvores e morriam junto com elas, ou pior, viravam comida para outros animais mais espertos. Até aí,tudo bem. Machos sairam das árvores, com a escassez de frutas, começaram a caçar animais, ergueram-se em 2 pernas; por conta do calor, cairam-se os pelos.

Mas as fêmeas? Com seus corpos fragilizados por conta da gestação, como desceriam das árvores? E depois como mães, como proteger seus filhotes e procurar comida ao mesmo tempo, sem que estes morram com predadores? Pois para evoluirem e ficarem eretas, também precisariam descer das árvores e começar a caçar. Quem garantiria que o macho voltaria com alimento? Nem sabemos se assim era feito de verdade.

E o Elo Perdido? Uma faixa de cerca de 12 milhões de anos sem um vestígio se quer de fósseis humanos. O que aconteceu nesse período?
E depois desse período, temos datado um fóssil de um crânio humano com uma lança transpassada. Não é possível que, tendo como base na teoria ortodoxa, ninguém tenha morrido em 12 milhões de anos!!! E o pior,não tenhamos fósseis dessa tão defendida evolução!

A ciência tem consciência desses pontos falhos. Mas se assumí-los é como renegar tudo que já estudaram e conseguiram erguer até aqui. E pior, é começar abrir um leque de opções que não o das provas físicas.
Como será que surgimos aqui neste mundo?

Não estou aqui defendendo Adão e Eva, ou o homem de barro, ou qualquer outra história religiosa. Até mesmo porque não creio nas histórias de forma tão crua. Mas é um bom começo pra começar a refletir e pensar: Até que ponto a ciência pode explicar tudo?
Será aí, o começo da prova de que realmente o divino existe e não pode ser tocado!? Não como os céticos acreditam, onde é necessário ver e tocar. De repente, o surgimento da vida humana seja invisível e intangível!

Até Breve!

3 comentários:

Ordem no Caos disse...

Se o surgimento do homem na terra for tratado por um ponto de vista científico, existem poucas polêmicas à cerca da teoria de Darwin.

O primeiro cuidado que se deve tomar ao tratar de evolução é esquecer o termo "modificação genética". A raça não foi "modificada geneticamente", seus genes evoluíram conforme as necessidades do novo mundo.

Tendo isso em mente logo se perceberá que não é preciso de uma fêmea igualmente evoluída para haver perpetuação da espécie. É bom lembrar que o processo de evolução deu-se através de milhares e milhares de anos.

O que pode impedir a perpetuação da espécie é, e somente é, a extinção da mesma. Nenhuma espécie chegou ao ápice da evolução. Elas sempre estarão evoluindo. O homem não é exceção.

E não somente fomos nós, os Homo Sapiens Sapiens que evoluíram do macaco e nos tornamos "Homos", várias outras espécies de "Homens" já pisaram no planeta. O Neandertal é o exemplo mais clássico.

Quanto a fragilidade das mulheres na gravidez, um fato interessante: mulheres só foram vistas como "mulheres" em aproximadamente 50.000 antes de cristo quando começaram a menstruar (não se sabe porque isso se sucedeu). Antes disso, a cópula era puramente instintiva e coletiva e não havia a menor distinção entre os sexos. Como os animais, os homens protegiam suas crias e não suas mulheres. Portanto, elas lutavam e também morriam, como os homens, porque a força era a mesma (e ainda hoje seria não fosse justamente a evolução genéticas gerada pela cultura. Hoje, no geral, as mulheres são relativamente menos fortes do que os homens porque há gerações elas são impedidas de praticar grandes trabalhos braçais)

Porque o Homo Sapiens Sapiens não ficou pelo caminho da evolução se extinguindo já que era notoriamente mais fracos que outros predadores? A resposta é simples: a racionalidade e o polegar opositor que permitiu que o homem controlasse o fogo, elemento que espanta praticamente todas as espécies.

Porque o Homo Sapiens Sapiens foi a única espécie capaz de unir estes dois atributos (alto intelecto e polegar opositor)eu não sei...de repente está aí uma intervenção divina para uma espécie escolhida (ou não).

E finalmente, sobre o Elo perdido, já foi há muito desvendado. A precária tecnologia de escavação destruiu diversas camadas de sítios arqueológicos pelo mundo. Com as novas tecnologias, várias espécies intermediárias (e inclusive uma ancestral ao australopitécos) já foram encontradas e catalogadas a fim de preencher essas lacunas. O mesmo é feito com todas as espécies, umas inclusive, já estão completas (não me lembro agora um exemplo, mas se não me engano, o albatroz é uma delas)

Bem, a discussão pode até continuar, mas é realmente muito complicado discutir o surgimento e evolução das espécies sem tirar o chapéu para Darwins.

Falei pra caramba...

KnY

Luciana Santos disse...

Realmente, há muitas incógnitas à respeito do universo, seu surgimento e a própria evolução do homem.

Muitas respostas para mim não são satisfatórias, mas pouco eu sei para poder debater. Acredito que justificar certas coisas por causa de uma "explosão", meteoros ou qualquer coisa do gênero é ínfimo demais.

Concordo com a tese de que estamos em constante evolução e levando-se em consideração um tema abordado no meu blog (http://psiquenodiva.blogspot.com), creio q o bicho-homem é o que está cada vez mais longe dessa evolução, devido à questões sociais pelas quais somos acometidos.

Acredito que há muito ainda a que ser discutido, descoberto e talvez, revelado. Costumo dizer que a sociedade de um modo geral não estaria preparada para um caos maior.

Por agora, é isso!

Beijos, Mari...

Belo texto!

Global Truth disse...

Darwin não estava totalmente certo não porque você é um xuxuzinhu... não tem ligação alguma com os primatas XD
paxoneei.. =)
bjocass...

Alan
rogerioalancruz@gmail.com