sexta-feira, 2 de maio de 2008

BELO LEO...♫♪


Olá crianças!

Hoje temos o aniversário de morte de Leonardo di sier Piedro da Vinci! Essa grande personalidade que mexeu com as estruturas de sua época. Seus estudos e obras repercutem até os dias atuais.
Leonardo não era só um gênio na pintura, engenharia e ciência, também estudava música, escultura e arquitetura.
Uma forma que encontrei de homenageá-lo hoje foi escrevendo sobre ele e algumas de suas curiosidades.

Não é de se espantar que usasse de artifícios próprios para poder fugir das perseguições da Igreja, seus estudos avançados para a época seria um motivo muito forte para que fosse caçado e castigado. Seus manuscritos só podiam ser lidos com o auxílio de um espelho, pois Da Vinci os escrevia da direita para esquerda. Declará-lo pagão é muito aceitável, mesmo explorando as instituições religiosas em suas obras, só o fazia assim primeiramente para livrar-se da perseguição e poder seguir com seus estudos com tranquilidade (já diria 'O Poderoso Chefão': Mantenha seus amigos por perto e os inimigos mais perto ainda!), mas também para se aproveitar de sua incumbência. Suas obras sempre tinham um ar de mistério e simbologia. A tomar como exemplos três grandes pinturas suas: 'Madona das Rochas' (citada no best seller de Dan Brown - O Código Da Vinci), 'A Última Ceia' e ,claro, 'Monalisa'.

'Madona das Rochas' tem duas versões: a original e a 'mascarada' (a pedido da Confraria da Imaculada Conceição). A originial tem traços e simbolismo mais pesados. Já a encomendada pela Confraria, tons leves e símbolos retirados. (Claro!)

'A Última Ceia': Esta sim é motivo de alarde até hoje! Várias imagens estão ocultas em uma só imagem. No site www.sedentario.org, na parte 'colunistas', clike no Teoria da Conspiração, é o último artigo, lá fala melhor sobre essas imagens. Vale a pena dar uma olhada! (aceito sugestões de como colocar o link direto aqui no blog! rs)

'Monalisa': Um auto-retrato com traços femininos? Um retrato da esposa de um amigo? Ou ainda mais... Uma homenagem a Amon e L'Isa, deusas egípcias da fertilidade, sendo seu título então um anagrama?
Bem, 'Monalisa' ou 'La Gioconda' é motivo de várias especulações, não sabendo realmente qual a sua inspiração, já que Da Vinci muitas das vezes não punha nome em suas pinturas.

Sobre anatomia e a vida humana, fundamentou desenhos como o 'Homem Vitruviano' através de necrópsias no qual assistia com frequência. Estudos sobre embriões tem desenhos atualíssimos apesar de não poder vê-los com a facilidade que temos hoje.

Para Leonardo a vida era prioridade, era contra o sofrimento de animais, sendo pra ele incabível a idéia de matá-los.

Na engenharia, desenhou protóticos que deram origem aos nossos atuais helicópteros!

É estranho para nós hoje sabermos que esse grande homem era ignorado pelos cientistas contemporâneos somente porque Da Vinci não dominava o latim e a matemática.

Giorgio Vasari já dizia:

"De tempos em tempos, o Céu nos envia alguém que não é apenas humano, mas também divino, de modo que através de seu espírito e da superioridade de sua inteligência, possamos atingir o Céu."

E para finalizar esse post deixo uma citação de Leonardo, leiam e me digam o que conseguem enxergar através de suas palavras :

"Quando ouvimos os sinos, ouvimos aquilo que já trazemos em nós mesmos como modelo. Sou da opinião que não se deverá desprezar aquele que olhar atentamente para as manchas da parede, para os carvões sobre a grelha, para as nuvens, ou para a correnteza da água, descobrindo, assim, coisas maravilhosas. O gênio do pintor há-de se apossar de todas essas coisas para criar composições diversas: luta de homens e de animais, paisagens, monstros, demônios e outras coisas fantásticas. Tudo, enfim, servirá para engrandecer o artista."
Leonardo di sier Piedro da Vinci

Até Breve!

Um comentário:

Ordem no Caos disse...

Visão. Sou da opiniao que a verdade das coisas está na sutileza das entrelinhas. Um sinal são os grandes estudos a cerca de expressoes corporais e mensagens subliminares. Estudos sérios. Que visam decifrar o Homem fazendo uso de sentidos simultâneos e não oscilantes.

Mas voltando ao Leo. Admito que muito que aprendi sobre ele foi através dos estudos de Dam Brown e do senso comum das aulas de Historia. Sim, ele foi uma representação divina na terra. Um ser diferenciado. Podia ser considerado um anjo dado o seu caráter atemporal.

Gosto de DaVinci. Admiro sua obra como um todo e suas artimanhas para driblar as limitaçoes da epoca. Mas mais do que tudo isso, gosto da maneira sutil com que expunha suas proprias verdades. É como alguem disse uma vez "a melhor maneira de se esconder algo é deixá-lo obviamente a mostra. Da mesma forma, se quiser expor verdades que devem ser acreditadas, esconda-as". Afinal, a verdade está sempre nas brasas, na sujeira da parede e nas nuvens do céu...

Um brinde a DaVinci e um beijo a você