sexta-feira, 16 de maio de 2008

Irracionais?


Desde crianças aprendemos na escola que o que nos diferencia dos outros seres vivos da Terra é o fato de sermos racionais. Pra variar um pouquinho, estou aqui pra discordar dessa afirmativa.
Desde quando animais e plantas são irracionais?

Temos em nossas casas, cães, gatos, pássaros ou peixes. Outras pessoas tem iguanas, tartarugas, enfim, temos no nosso cotidiano um contato direto com animais. Mesmo que você não tenha um animal na sua casa, você se depara com um pelo menos uma vez no seu dia. Já parou pra pensar no que pode se passar na cabeça deles?

Mesmo que nós, tenhamos adquirido a capacidade de domínio sobre o instinto; começando a elaborar formas de expressão além das corporais, ou grunhidos rs; isso não quer dizer que outros seres vivos não tenham ciência de certas coisas.
Somos nós , seres humanos que não os compreendemos, e não o contrário. Eles estão aqui há milhões de anos, alguns estão aqui antes mesmo dos dinossauros, não é possível que não tenham adquirido uma forma de inteligência.

Você pode reparar em duas coisas muito comuns nos nossos dias: 1ª - Você conversa com um cachorro e ele simplesmente faz o que você pediu, e solta-se o comentário "nossa, parece que ele tá entendendo!". 2ª - Você provavelmente já viu sua mãe, sua avó, sua tia conversando com a planta enquanto a rega. E observa que ela fica mais viçosa, ou até mesmo revigorada depois de umas horas!

Você até não se espantaria com o fato de um cachorro fazer aquilo que você pediu, ele foi treinado pra isso. Mas e aqueles que "pressentem" um mal, salvam seus amigos humanos, livram-se de uma grande tragédia. Não é incomum ver uma história assim.

Você já parou pra observar o comportamento de um gato, por exemplo. Com aquele ar aristocrático, olhando pra você com toda a superioridade. Algo simplesmente natural. Gatos, são animais que denotam de uma sabedoria imensa, e com certeza, um gato te olha por cima, porque ele sabe que ele sabe mais que você. Quem não se lembra daquele gato Oscar nos EUA que só ficava próximo daqueles que iam morrer no hospital? Quem explica esse fato com dados científicos?...Alguém?... Simplesmente porque isso está além da simples denotação de racionalidade.
Gatos desempenham papéis importantes dentro de uma casa; é como se fosse um amuleto vivo. Associado a práticas de bruxaria, é mais que um amuleto, ele realmente tem funções importantes para um bruxo. Mais que isso, gatos são sagrados, já que temos exemplo do antigo Egito, onde Bast, representada por um corpo feminino com cabeça de gato, indicava os gatos como símbolos e animais sagrados.

Os seres humanos simplesmente perderam a sensibilidade com os outros seres vivos. Julgamos (de uma forma geral) ser superiores aos outros seres vivos de tal maneira que impedimos essa comunicação que antigamente (e digo antigamente mesmo) era tão comum, tão corriqueiro, tão usual.

Sabemos que boldo é ótimo para crise de fígado. Mas como chegou-se a essa conclusão. Não, não foi a base de microscópio. E muito menos testando a esmo em alguém pra ver se aquilo fazia efeito. Até mesmo porque isso poderia resultar na morte dessa pessoa, se tratasse de uma erva venenosa. Como sabiam então nossas queridas "tatas"? Nossas, mães não conversam com as plantas? Quem sabe isso seja uma dica do que ocorria a milênios atrás.
Já que carregamos dentro de nós o legado de nossos ancestrais, porque não o instinto de entrar em contato e comunhão com tudo que está ao nosso redor?

Ainda não perdemos toda a sensibilidade com o mundo a nossa volta. Mas é triste saber que o bicho homem se sentindo tão dono de tudo é o único animal que destrói a própria casa, a própria espécie e a outras, além do suficiente para a sobrevivência! Tornando-se uma bomba-relógio pra si mesmo.
Toda a forma de vida, e tudo que está nesse planeta tem a sua função. Tudo que está nesse mundo dá sua constribuição para o desvendar de certos mistérios. Segredos que os homens tanto buscam e almejam. Mistérios nada mais são do que um grande quebra-cabeça pronto pra montar, cada peça é fundamental, senão ele não está completo.

Just think about it!

Um comentário:

Ordem no Caos disse...

Já foi pensado...
Não só por mim, mas por vários cientistas. Sabe-se hoje, que o conceito de "racionalidade" vai um pouco além da capacidade de pensar. Sabe-se hoje, por exemplo, que a capacidade cerebral dos golfinhos é maior do que a do ser humano. Os golfinhos pensam? Difícil responder..até mesmo porque não sabemos ao certo o que significa pensar. O que difere os homens dos outros animais é a sua alta capacidade de comunicação e o polegar opositor. A evolução ocorreu de forma estranha para o Homo Sapiens Sapiens. Era uma criatura frágil, condenada a priore diante dos pedradores de sua época. O fogo mudou essa realidade. Mudou porque o homem, além da capacidade de "fazer fogo", tinha cérebro bastante evoluído. Foi juntado o últil ao agradável. O homem fez o fogo e teve a capacidade de raciocinar sobre como aquilo poderia trazer-lhe benefício. Isso sem falar no instinto social devido a fraqueza. Como as formigas, os homens sempre tiveram que andar juntos devido a sua ineficiência individual.

A partir daí chegamos ao que somos hoje. Se superamos os outros animais? Acredito que não. O Homem transcendeu o instinto de sobrevivência, destruindo aquilo que, em seu ponto de vista, podia ser subjugado. Os animais não são assim. Mas talvez o seriam se tivesse as mesmas capacidades físicas e mentais do homem (em conjunto).

Sobre a teoria das plantas...muitíssimo interessante...daí poderia vir a explicação lógica para se aceitarem xamãs, ainda no paleolítico, como seres que entendiam a natureza. Vou pesquisar mais sobre isso.

Gostei do Tópico! =D

KnY