terça-feira, 6 de maio de 2008

TEM COISAS QUE NEM FREUD EXPLICA!


E lá vamos nós novamente falar sobre uma personalidade. Passei uns 3 dias sem escrever, e agora retomando posso dizer que não teria como não falar sobre Freud. Há 152 anos nascia na República Checa, Sigmund Schlorno Freud.

Então aí vai um pouquinho sobre esse psicanalista:

Falar de Freud é extender-se numa vastidão de conhecimentos. Fundador da psicanálise. Usava inicialmente da hipnose para estudar aqueles que sofriam de histeria. Conforme seus estudos foram progredindo ele conseguiu abster-se desse método, adotando a associação livre, através de manifestações do inconsciente. Para aprofundar um pouco sobre o que ele fez, posso falar aqui rapidamente sobre alguns de seus estudos, como "A Interpretação dos Sonhos". Com essa obra ele conseguiu mostrar ao mundo que as pessoas não conseguem se libertar de certos pensamentos e sentimentos que as fazem sofrer. Mesmo que se esqueçam conscientemente, no seu subconsciente eles permanecem. Manifestando-se através de sonhos e libertando-se através de ações inconscientes!
Freud dizia que somos regidos constantemente pelo inconsciente.

Ele também dividiu o inconsciente em 3 fases: ID, EGO, SUPEREGO! O primeiro nos remete a atos puramente primitivos e perversos. O segundo está relacionado a consciência, quando você começa a adquirir sentidos morais e éticos, podendo interagir com o mundo. O último então é quando esses sentidos já estão firmados em sua mente, já os tem estruturados, firme.


Mas temos algo muito peculiar sobre esse psicanalista: a libido. Para Freud o ser humano já nasce em busca do prazer. Desde nenê quando chupa chupeta, não por ser uma necessidade vital, mas por uma questão de prazer; até a idade adulta quando consegue manipular seus órgãos genitais, mesmo que não seja pra reprodução humana.



O "Complexo de Édipo" ocorre quando a criança atinge a segunda infância e então cae em si quanto a diferença entre os sexos, tentando então fixar sua atenção libidinosa nas pessoas do sexo oposto do ambiente familiar. Nessa pequena explicação dá pra compreender um pouco melhor sobre isso : "Na identificação positiva, o menino identifica-se com o pai e a menina com a mãe. O menino tem o desejo de ser forte como o pai e ao mesmo tempo tem “ódio” pelo ciúme da mãe. A menina é hostil à mãe porque ela possui o pai e ao mesmo tempo quer se parecer com ela para competir e tem medo de perder o amor da mãe, que foi sempre tão acolhedora."
Com o surgimento do complexo a criança se torna mais consciente e menos impulsiva, começa então a perceber o mundo que a cerca, e dessa forma também consegue obter novas formas de prazer.

Por conta desses estudos foi altamente criticado! Dando-se entender que Freud só se dedicou em encontrar frustrações sexuais para falar de problemas vividos no dia-a-dia! Mas hoje sabemos que o prazer sexual é algo necessário para o bem estar de uma pessoa. Mas Freud naquela época despontou o assunto que é tema de estudos até hoje.
Mais e mais tem se feito para que pessoas tenham uma vida sexual melhor, e dessa forma tenham uma qualidade de vida melhor.

Enfim, de forma rápida queria relatar um pouco sobre Sigmund Freud.

E tomando como base o título do post, pergunto a vocês: "O que pra você nem Freud explica?" rs

Um abraço!

E até breve!

Um comentário:

Ordem no Caos disse...

Freud....o pederasta mais famoso da história hahahaha

Brincadeiras a parte, atualmente eu tenho vontade de conhecer melhor o trabalho do distinto doutor. Sempre o critiquei diante das suas explicações abstratas e subjetivas. Mas hoje faço uma auto-crítica. Tudo o que sei não foi "através de suas palavras" mas, como a maioria, através dos professores de Psicologia e Filosofia do Ensino Médio. De repente, eram eles que não explicavam Freud.

Vários exemplos de quebra da teoria edpiana foi quebrada...atualmente seria leviano afirmar, por exemplo, que um filho criado pelo pai tende a homossexualidade...

Enfim, vasto assunto, pouco conhecimento pra discuti-lo.

Mas uma coisa Freud não explica: porque o instinto do ser humano tende a maldade...

KnY, senhorita. Escute o homem e suas teorias a cerca da sexualidade ;)

Ps.: acho que postamos no blog praticamente juntos