domingo, 11 de maio de 2008

Contemplando o Passado!


Madrugada de domingo e eu estou aqui na frente do pc depois de um sábado agitado. E no fim da noite, já no momento de descontração final antes de ir pra casa dormir, me deparei de frente à praia contemplando o céu que se abria depois de um dia chuva.
Eu adoro olhar o céu, ver as estrelas e a Lua. Embora esta já estivesse abaixo do horizonte havia algumas horas. Mas as estrelas me transmitem algo além.

Contemplar o céu noturno é uma forma de perceber a posição que o planeta está em relação ao universo (Órion sempre muda de posição conforme a estação do ano). E a partir daí começo a refletir: "O que é realmente grandioso nessa vida?" Estamos em algum lugar na Terra, em algum buraco deste universo onde pensamos que certos pensamentos e atitudes são grandes o bastante sentirmos tão donos de tudo, que não percebemos quão ínfemos somos diante da imensidão que nos rodeia.

Olhar as estrelas é brincar de fazer desenhos no céu, de tentar encontrar constelações e constatar que a poluição e a luminosidade das cidades impedem que vejamos 80% do mapa estelar.
Lembro-me de uma expreriência minha quando voltava de Cabo Frio. Estava já afastada da cidade, e durante a noite fria que fazia na estrada, eu podia olhar a Lua reinando no céu com uma infinidade de estrelas cobrindo um manto negro!! Sabia que aquela imagem me marcaria por dois motivos muito fortes. Um deles é que dificilmente veria aquela imagem novamente tão nítida; e o outro é que saberia que sempre que olhasse pro céu estrelejado como daquela noite, eu voltaria no tempo e recordaria de toda aquela viagem e os sentimentos que a envolveram. E um dos motivos pra escrever hoje e agora, foi por me recordar desses sentimentos vendo o céu na praia. Não podia ver tantas estrelas como daquela vez, mas o clima frio e Órion que era o meu ponto de referência no céu,me levaram até aquela noite novamente.

Assistir o espetáculo noturno é uma maneira de analisar as estrelas que nascem e que morrem. E daí que vem o principal motivo da expressão "contemplar o passado". Tive a oportunidade de uma noite, há alguns anos, ver a morte de uma estrela a olho nu. Foi uma experiência que eu não sabia que me marcaria tanto, foi a partir desse dia que comecei a observar mais o céu. Fiquei pensando : "Essa estrela acabou de morrer!... Não, ela já morreu há milhares de anos!!! Seu último feixe de luz é que chegou agora aos meus olhos!" Contemplar o céu, é contemplar o passado! Pode ser que as estrelas que vemos hoje no céu como a imponente Antares, já tenha expelido seu tempo no universo e nem saibamos disso, o que vemos então é a perpetuação de sua existência mesmo após sua morte. É como o recontar as histórias de nossos ancestrais; os mantêm vivos e próximos, mesmo depois de sua partida!!! É como nós, feixes de luz, que levamos em nossas veias toda luminicência que nos foi herdada!

Mari(ana)...pensando em escrever mais vezes pela madrugada...

Um comentário:

Ordem no Caos disse...

O seu post me arremeteu a um sentimento de certa nostalgia...

Fez-me lembrar de uma época particular da minha vida, há alguns anos. Ouvia Nirvana e olhava o céu noturno pela janela vendo as estrelas e a Lua, principalmente, a cheia.

Naqueles tempos o céu me enviava respostas como um eco interno de meus proprios ensejos. Era uma epoca de descoberta...

Devaneios a parte, eu admiro muito o conhecimento dos astros, estrelas e suas significações. Todo o eu conhecimento sobre o assunto vem dos Cavaleiros do Zodíaco e da superficialidade das aulas de ciências da quinta-série. No entanto, adorei a metáfora das estrelas que a gente enxerga mais que há muito já não mais pertencem à este Universo, pelo menos como estrela. São como alguns Homens, que vivem mortos mas não percebem esta situação.

Lembro de uma frase do James O´Barr através do seu famigerado personagem Eric Draven - "Sim, eu já estou morto...e me movo."

Poucas palavras, muito significado. Mas me privarei de falar mais sobre este assunto...

Ahh, já ia me esquecendo...você disse que viu uma estrela morrendo e, como você descreveu eu acho que tambem já ví, duas vezes O-O

Kny