quinta-feira, 1 de maio de 2008

FELIZ ANO NOVOOO!!!


Não,não estou louca! Hoje celebramos o Ano Novo: Samhain. O "Dia das Bruxas" que comumente conhecemos, tem uma conotação muito mais séria do que se fantasiar de bruxa, fantasma ou de morto-vivo. Esse dia, que também é chamado de Halloween, Hallowmas, Véspera de Todos os Sagrados, Véspera de Todos os Santos, Festival dos Mortos, é considerado o ano novo pagão. Se encontra no meio do ano que se vai e o que está chegando, então se torna uma data atemporal. Nessa noite, o véu entre o mundo dos vivos e dos mortos se torna mais tênue, sendo então possível uma comunicação mais direta com quem já partiu. Mesmo com toda essa explicação, quem não está muito familiarizado com a ocasião deve estar pensando que eu continuo louca: "Dia das Bruxas é no dia 31 de outubro!!!" Mas aí é que tem o "pulo do gato": o Samhain , assim como os festivais pagãos acompanham as estações do ano. O Ano Novo simboliza renovação, então, é a época onde a Deusa dá lugar ao Deus. É quando o calor dá lugar ao frio, onde a fartura dá lugar ao recolhimento. É quando tudo mingua para depois renascer. As estações do ano são diferentes em cada hemisfério, sendo assim, o que se comemora tradicionalmente no hemisfério norte, comemora-se no hemisfério sul com 6 meses de diferença.


Como o Haloween veio parar aqui? Bem, poderia dizer que as famílias pagãs que vieram pra cá trouxeram essa data consigo, mas geralmente eram festejadas entre si, sem muito alarde. Então o que vou falar pode parecer estranho, não só a globalização ajudou nisso, mas as escolas de inglês. rs Engraçado dizê-lo mas é verdade. Como era algo comemorado pelas terras da Rainha e do Tio Sam, acabou vindo também no "pacote".
Cristãos mais fervorosos acreditam que o Haloween é uma grande besteira. Ou até mesmo que nesse dia se cultua o demônio. Mas mal sabem que o Dia de Todos os Santos da religião católica nada mais é que uma nova roupagem estipulada pelo Papa Bonifácio IV, no século VII, para substituir o festival pagão. Então, todos celebramos a noite dos mortos! Independente do que creia. Aliás, no decorrer do tempo, vou postar algumas coisas aqui relacionadas a datas, e verão como há muito do mundo pagão na vida que é considerada 'padrão'.


Agora deixo vocês com um vídeo que está na minha Barra de Vídeos no lado esquerdo do blog. Para poderem se localizar é o primeiro video. Este mesmo que está com a imagem da cantora logo de cara. E também ficarão com sua a tradução : "All Souls Night" - Loreena McKennitt, que fala sobre essa noite especial, aquela inicía a Roda do Ano.

Até breve!

Mari(ana)

"Noite de Todas as Almas - Loreena McKennitt"

Fogueiras pontuam as colinas ondulantes
Figuras dançam em círculos
Para tambores que vibram em ecos na escuridão
Movendo-se com a música pagã.
Em algum lugar em uma memória oculta
Imagens flutuam diante de meus olhos
De noites perfumadas de palha e fogueiras
E de dança até o próximo alvorecer
Posso ver luzes na distância
Tremeluzindo no escuro manto da noite
Velas e lanternas estão dançando, dançando
Uma valsa na Noite de Todas as Almas.
Figuras de palha de milho curvam-se nas sombras
Seguras tão ao alto quanto as chamas alcançam
O cavaleiro verde guarda o arbusto sagrado
Para marcar por onde o ano velho passa
Fogueiras pontuam as colinas ondulantes
Figuras dançam em círculos
Para tambores que vibram em ecos na escuridão
Movendo-se com a música pagã.
De pé na ponte que cruza
O rio que vai para o mar
O vento é preenchido por milhares de vozes
Elas passam pela ponte e por mim.

2 comentários:

Unknown disse...

A propósito, até boa parte de história o ano novo era comemorado em abril. Mas um rei francês resolveu mudar tudo isso, não lembro bem os motivos. Antes dia 01 de abril era o primeiro dia do ano, após a mudança convencionou fazer gozações nesta data, e para dizer que era mentira que ela era o primeiro dia do ano... mais ou menos asism que nasceu o primeiro de abril, dia da mentira. Ahh a mudança de data aconteceu mais ou menos pelo sec. xv ou xiii, vou pesquisar e depois te digo...
Te adoro, está ótimo seu blog!
Beijão.

Ordem no Caos disse...

Você daria uma otima professora de Historia. rsrs
Realmente me esclareceu vários aspectos desse dia que, como muito bem disse, não é bem visto pelos que pensam que entendem e é tratado como "data comercial" para os incultos. Foi interessante ver que isso chegou a nós, índios isolados da cultura alheia, através dos cursinhos de Inglês...talvez o grande motivo da deturpação.

Eu só tenho uma duvida que de repente você possa me esclarecer. Porque a noite de vespera do Dia das Bruxas é chamada de "A Noite do Demônio"?

Bem, agora me despeço...mas sem antes dizer: "Doces ou Travessuras?" rsrsrsr

KnY