quarta-feira, 30 de abril de 2008

DIA NACIONAL DA MULHER!!!


Bom dia a todas as mulheres desse Brasil varonil!!! (e aos homens que as amam)

Sim, hoje é comemorado o Dia Nacional da Mulher! O Dia da Mulher Brasileira! Pois é, o dia 8 de março recebe tantos olofortes por ser o Dia Internacional da Mulher ( e não o desmereço por isso ) que o Dia Nacional da Mulher se torna algo inferior sem sê-lo.
Aqui vai um trecho do texto do site "wmulher" que conta como esse dia surgiu.

"No início do século XX, uma brasileira que esteve a estudar na Europa, Jerônima Mesquita, ao retornar ao Brasil, trouxe consigo a coragem de enfrentar as situações contrárias às mulheres. Uniu-se a um grupo de senhoras combativas e tornou-se feminista, assistencialista e sufragista. Lutou por inúmeras causas. Era mineira de Leopoldina, nascida em 30 de abril de 1880. Faleceu na cidade do Rio de Janeiro, onde morava, em 1972. Em homenagem à sua data natalícia,um grupo de feministas trabalhou para que se tornasse o Dia Nacional da Mulher. Isso ocorreu pela lei nº 6.791/80, sancionada pelo Presidente João Figueiredo."

No dia 8 de março saudamos a todas as mulheres de todos os cantos do mundo e refletimos sobre a condição da mulher no mundo inteiro; desde a reservada islâmica até a sofrida africana.
Já hoje saudamos a nós mesmas e fica aí um dia pra não só refletir, mas agir para lutar pelo nosso bem estar. Esse ato pode ser algo feito pelo coletivo, ou simplesmente por você mesma: O que você pode fazer pra melhorar a sua vida?

Lutar pela mulher brasileira é lutar por um país melhor. Ela quem gera, cuida e alimenta seus filhos. Não estou aqui desmerecendo o papel masculino na família, mas é inegável o importante papel que a mulher tem sobre o desenvolvimento familiar.
No trabalho realiza os deveres sem brutalidade, é firme mas não indelicada.
Em casa, vê o deveres escolares do filho, amamenta o mais novo e ainda dá atenção ao mais 'carente': o marido. rs Sem contar que ela ainda precisa ajeitar a casa, cuidar da alimentação etc.
Olhando-se no espelho, quer sempre estar bem apresentável. Não custa dizer que está bonita, você precisa dizer que ela está liinda!

Isso é apenas uma pincelada sobre a vida das mulheres brasileiras. Temos outros exemplos. Hoje, muitas mães 'assumem' a casa. Muitas têm 2 ou mais empregos. E outras que dirigem ou presidem uma importante empresa. Também há aquelas que são solteiras, sem filhos e mesmo que isso pareça uma vida tanquila, batalham por algo melhor.

Uma das "8 metas do milênio" é "
Igualdade entre sexos e valorização da mulher". E ainda se grávida há uma outra meta "Melhorar a saúde das gestantes". Quando digo que somos chave fundamental para o desenvolvimento e crescimento do país, não estou viajando. Aliás, essas metas são mundiais.
Lutamos desde o passado, mantemos o presente e geramos o futuro.
Parabéns a nós,meninas, garotas e mulheres desse Brasil! Geradoras e mantenedoras de uma 'casa' melhor!

Mari(ana)


Na foto: "Mulher Brasileira"
No site não indicava quem era a modelo,mas isso ajuda a deixar a indetidade anônima, representando somente a brasileira. Acho a cultura indígena linda. E na imagem, simboliza muito a beleza e a fortaleza que é a mulher brasileira: mulher guerreira.

Um comentário:

Igor André disse...

WoW!!!

Então este é o seu cantinho...uma inauguração acertada devo dizer.
Gostei do lugar...aconchegante,sóbrio e de conteúdo bastante notável...

Realmente todas as coisas lembram seus donos...rs

Eu particularmente não sabia da existência do "Dia Nacional da Mulher". De fato é uma data a ser comemorada. A mulher brasileira é admirável em vários aspectos. É excêntrica. Você enxerga uma mulher brasileira, mas não consegue ver semelhanças entre duas mulheres brasileiras. É um paradoxo, uma vez que só a mulher brasileira têm este ingrediente.

"O que você pode fazer pra melhorar a sua vida?"

Essa é uma pergunta muito mais profunda quando se olha pelo foco de uma mulher. Que tanto conquistou e tanto tem pra conquistar...que ganhou, e as vezes perde, por sua própria liberdade ainda não domada por muitas...é algo digno de se tatuar...talvez não na pele, mas na alma.

Quanto ao cantinho, novamente, têm uma personalidade serena tão serena que me puxa de volta. E virei. E voltarei. Sempre.

Igor André
(atrasado como sempre hehehe)